Revista Princípios inaugura nova fase com live nesta quarta, 2/9


Um novo formato da Revista Princípios será lançado nesta quarta-feira (2), às 18 horas, em transmissão ao vivo pela TV Grabois no Youtube e pelo Facebook do PCdoB.

Perto de completar sua quarta década de existência e com circulação nacional, a revista — organizada pela secretaria nacional de Formação e Propaganda do PCdoB — chega agora à sua 159ª edição. A publicação passará a ser quadrimestral, com nova identidade visual e impressa em tamanho livro. Do ponto de vista do conteúdo, deixará de ser uma revista teórica e de informação para se tornar um periódico científico, voltado ao enfrentamento dos temas de fundo da luta de ideias.

Conforme apontam seus editores, a revista sempre privilegiou o debate sobre  o país e os temas candentes da atualidade, “com especial atenção às reflexões sobre o socialismo e a luta por um novo projeto nacional de desenvolvimento. Atualmente, ao enfrentar um novo cenário político e ideológico, que traz inéditas responsabilidades, a revista busca se qualificar para dar respostas aos desafios teóricos e políticos do tempo presente”.

Novidades para um novo momento

Entre as inovações a serem anunciadas, Princípios contará com Comissão Editorial, Conselho Consultivo, Corpo de Pareceristas e Conselho Editorial. A revista passará a usar o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para administração e publicação de revistas científicas, que automatiza grande parte do trabalho de submissão, avaliação, edição e difusão dos textos, fornecendo inclusive métricas de acesso.

A publicação também terá registro DOI — Digital Object Identifier (doi®), mecanismo que permite a rápida recuperação de publicações e citações, o que contribui para difusão ampla dos textos e permite um registro mais simples, completo e integrado em plataformas curriculares como Lattes e Orcid. Outra novidade é que a Princípios estará presente em bases de dados nacionais e internacionais de periódicos, possibilitando a ampliação da circulação e do impacto da revista.

Acompanhe o lançamento:

Por Priscila Lobregatte

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.