Carlos Valadares, presente!


O falecimento de Carlos Valadares nos entristeceu e nos deixou envolto na emoção das lembranças do seu legado de persistente militante político voltado a servir o nosso povo.
Um grande camarada, Carlos Valadares, a sua memória será sempre lembrada. Ele deixa uma marca indelével do militante dedicado, generoso e fiel defensor dos nossos elevados propósitos e ideais. Conhecido por todos como um comunista apaixonado e devotado.

Ele vem desde a Ação Popular e se integrou conosco ao PCdoB, destacando-se como intrépido resistente à ditadura militar, foi preso e barbaramente torturado pelos algozes do regime militar, juntamente com Loreta Kiefer, proeminente liderança partidária e da causa da luta feminista, com quem se casou.
Tiveram que se exilar na Suécia, onde concluiu seu curso de medicina no Korolinska Instituted de Estocolmo e onde assumiu a luta pela anistia e o fim do regime militar no Brasil. Carlos e Loreta se empenharam na organização dos brasileiros exilados na Europa.

Nos encontrávamos em Paris muitas vezes, eu exilado político na França, com o apoio e solidariedade de dedicadas personalidades francesas, nas reuniões com os exilados da América Latina na incansável luta contra os regimes ditatoriais impostos a este continente com o apoio e intervenção do imperialismo estadunidense.

Carlos e Loreta voltaram com a anistia, localizando-se na Bahia, onde se dedicaram à luta pela democratização do país, à formação de inúmeros combatentes, à construção do Partido. Empenhou-se como médico do trabalho junto a vários sindicatos, e no Polo Industrial de Camaçari na defesa da saúde da classe trabalhadora.

Voltou a Belo Horizonte após a morte de Loreta para continuar sua luta incessante, agora junto a sua amada companheira Gislene, sempre atuante e dedicado ao Partido, onde veio a falecer.
O caminho percorrido por Carlos é o nosso caminho, o seu exemplo nos dá vigor e coesão, é um forte testemunho que inspira as novas gerações pelo Brasil emancipado e socialista. A minha solidariedade a toda sua família, em especial a Gislene e seus irmãos.

Renato Rabelo, 20/10/2020.

1 comentário

  1. Grandiosa matéria para um grandioso camarada, comunista preparado para a luta que enfrentou contra a ditadura civil/militar, contribuindo para a liberdade, para a democracia.
    CARLOS VALADARES, PRESENTE!

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.