DOSSIÊ: METAMORFOSES DO PODER POLÍTICO


A revista Princípios (ISSN:1415-7888; E-ISSN 2675-6609), periódico científico de teoria, política e cultura, classificada pela Capes como A4 no Qualis Referência (2017-2020), torna pública a chamada de artigos e ensaios para o dossiê temático “Metamorfoses do poder político”, organizado pelo prof. Dr. Luiz Eduardo Motta (UFRJ).

A publicação, com lançamento previsto para março de 2021, pretende reunir artigos científicos resultantes de pesquisas e ensaios teóricos inéditos que possam contribuir para o conhecimento das novas tendências do poder político e novas formas de dominação, seja no campo da ação político-partidária e da coerção estatal, seja no terreno ideológico-discursivo. As reflexões podem indicar tanto o diagnóstico da situação atual quanto os cenários emergentes. Reconhecendo neste um objeto complexo, com interfaces em diferentes campos do saber, o dossiê pretende reunir contribuições de distintas áreas (especialmente Ciências Sociais, Filosofia, Linguística, História, Relações Internacionais e Economia) a fim de compor um quadro multifacetado, inclusive em comparação internacional, sobre o tema das mutações por que passa a política neste primeiro quarto do século XXI. Espera-se que o dossiê receba contribuições capazes de contemplar os seguintes eixos:

1) Estado-nação: necessidade e atualidade. Houve enfraquecimento ou fortalecimento do Estado-nação desde a emergência do modelo de globalização neoliberal?

2) Estado de exceção, estatismo autoritário. Haveria novas formas de autoritarismo e controle estatal, com a irrupção de mudanças nos aparelhos coercitivos? Distinção entre as perspectivas marxista e pós-marxista no que tange aos aparelhos do Estado capitalista.

3) Novos modelos táticos e abordagens padrão voltadas à “mudança de regime” em nações determinadas, com a imposição dos interesses de um país sobre outro(s). Guerras híbridas, golpes brancos, “revoluções coloridas” e demais modelos fundados em técnicas ideológicas, psicológicas e de informação.

4) Dinâmicas sociais, estatais e paraestatais de extermínio de populações indesejáveis, a exemplo das que se encontram codificadas no conceito de necropolítica.

5) Transformações na fabricação de consensos e liderança pelo discurso. Desideologização, tecnocratização e antipolítica. Sociedade do espetáculo. A era da pós-verdade e suas conexões com a pós-modernidade. Novos campos de conflito e resistência: redes sociodigitais, tecnologias interativas e poder discursivo.

Esses eixos norteadores não impedem que outras questões, pautas e abordagens pertinentes ao dossiê sejam recebidas.

A revista também aceitará contribuições de relatos de pesquisas, ensaios e resenhas com temáticas diversas, a fim de compor as demais seções da publicação, não diretamente relacionadas à temática do dossiê.

As contribuições devem consistir em textos originais e inéditos escritos em português ou traduzidos para esse idioma com autorização de seus autores e que estejam em conformidade com as normas da revista.

As contribuições deverão ser submetidos no endereço eletrônico https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/about/submissions até o dia 10 de janeiro de 2021.

São Paulo, 6 de novembro de 2020.

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.