PCdoB comemora vitória em 16 prefeituras na Bahia


O Partido Comunista do Brasil na Bahia comemorou, nas eleições deste domingo (15), a vitória pela conquista de prefeituras em 16 municípios. Segundo o presidente do partido no estado, Davidson Magalhães, a meta estipulada era eleger pelo menos 15 prefeitos. “Passamos a meta”, comemorou durante o programa De Olho no Voto 65 – Edição especial de eleições.

“Os resultados são muito positivos, elegemos prefeitos em cidades importantes, como Jacobina e Poções. Entramos com 10 municípios e estamos saindo com 16. O partido saiu muito fortalecido. Não foi só preservado, como foi ampliada essa base”, afirmou Davidson.

Davidson destacou o expressivo índice de reeleição. Foram reeleitos prefeitos do PCdoB em seis dos 16 municípios: Em Licínio de Almeida (Frederico Vasconcelos), Correntina (Maguila), Campo Alegre de Lourdes (Enilson da Silva), Capela do Alto Alegre (Dr. Nei), Várzea do Poço (Manoel Carneiro Filho) e Caetanos (Paulo de Reis).

“Tivemos um alto índice de reeleição e onde não reelegemos, perdemos com uma margem muito pequena. O nível de aceitação e reconhecimento das gestões do PCdoB foi importante. Parabenizo todos os prefeitos reeleitos do partido que têm feito gestões de excelência”, disse o presidente.

Capital

Em Salvador, a candidata a prefeita do PCdoB, Olívia Santana, não foi eleita, mas Davidson considerou positiva a participação do partido no processo eleitoral. “O nosso desempenho na capital foi positivo. O que aconteceu na reta final foi uma falsa polarização, uma autofagia dos votos do governo. Isso terminou prejudicando Olívia, mas, no entanto, ela cresceu a votação em relação a 2018 [quando foi eleita deputada estadual] e firma a sua liderança”, completou o presidente.

Interior

Entre os municípios que elegeram candidatos do PCdoB, o maior deles é Jacobina, no Piemonte da Diamantina, que tem mais de 80 mil habitantes. Foi eleito prefeito da cidade o jovem agricultor Tiago Dias, que conseguiu derrotar grupos políticos que estavam no poder há anos.

Na lista de candidaturas eleitas, está a de uma mulher: Dona Nilda, escolhida prefeita pela população do município de Poções, na região sudoeste do estado.

O PCdoB Bahia também cresceu no número de vagas ocupadas nas câmaras municipais. De 212 vereadores e vereadoras em 2016, o partido saltou para 219 em 2020 – um aumento de sete novas cadeiras no Legislativo municipal.

Os 16 prefeitos eleitos são: Professor Tone, de Aratuípe, com 62,58% (4192 votos); Paulo de Reis, em Caetanos, com 65,14% (5.021 votos); Dr Enilson, de Campo Alegre De Lourdes, com 53,63% (9.810 votos); Dr Nei, de Capela Do Alto Alegre com 57,24% (4.100 votos); Maguila, de Correntina, com 47,88% ( 9.903 votos); Marquinhos, de Itagibá, com 47,73% (4.113 votos), Tiago Dias, em Jacobina, com 45,82% (19.207 votos); Dr Fred, em Licínio de Almeida, com 100% (6.345 votos); Bergue de Josias, Macururé, com 68,84% (3.479 votos); a Dona Nilda, em Poções, com 47,27% (12.289 votos); Marcos Palmeira , de Remanso, com 55,46% (13.193 votos); Emanuel, em Rodelas, com 51,87 (3.155 votos); Gildo Mota, de Serrolândia, com 53,89% (3.998 votos), Roberto, Tapiramutá, com 54,52% (4.533 votos); Danillo Sales, de Várzea Da Roça, com 69,80% (5.465 votos) e Carneiro, de Várzea Do Poço, com 50,44%, (2.762 votos).

Até o fechamento dessa matéria, a o PCdoB baiano já contava com 62 vereadores eleitos, sendo dois deles na capital, Salvador. No lugar de Aladilce Souza, entra Augusto Vasconcelos, que vai dividir a bancada com Helio Ferreira, que foi reeleito, e um vice-prefeito, Nelson Campos, em Belo Campo, na chapa com o prefeito eleito, Quinho do PSD. Em breve, será divulgada a lista de vice-prefeituras

Em Vitória da Conquista haverá 2º turno e será disputado pela chapa Zé Raimundo (PT), como candidato a prefeito e Luciana Olinda, do PCdoB, como vice.

__

Do Portal PCdoB, Barbara Luz, com informações

(matéria atualizada às 13h08 para acréscimo de informações)

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.