Haroldo Lima: o bolsonarismo foi derrotado, mas não acabou


Jair Bolsonaro foi o grande derrotado nas eleições de 2020, cujo segundo turno há pouco terminou. Mais derrotado do que Bolsonaro, foi seu ideário, chamado de bolsonarismo. Ninguém defendeu as ideias do presidente nas campanhas eleitorais. O negacionismo, a violência e tudo o que representa o atual governo afastaram votos.

No lugar da ultradireita, cresceram os partido do centro e da direita tradicional, muitos dos quais apoiam Bolsonaro enquanto sua popularidade perdura. Por outro lado, é preciso destacar a frente ampla forjada em diversas situações que investiu contra o bolsonarismo e consolidou novas lideranças, como Guilherme Boulos, Manuela D’Ávila, João Campos e Edmilson Rodrigues.

Agora, as eleições de 2022 estão no horizonte. A formação de uma frente ampla maior ainda depende da revogação de uma legislação eleitoral discricionária, que impede os partidos políticos de firmarem alianças ou coligações para fins eleitorais. Cabe aos parlamentares progressistas buscar apoio dos partidos que se fortaleceram e encaminhar as propostas de mudanças democráticas.

2 comentários

  1. Republicou isso em Iso Sendacz – Brasile comentado:
    Haroldo Lima sintetiza, em poucos minutos de vídeo e parágrafos, a necessidade do avanço na construção da frente democrática para superar os resquícios do bolsonarismo – a negação da ciência e da vida, o isolamento internacional e a paz entre os brasileiros.
    Se as urnas deram o seu recado, votando em ideias distintas do Sr. Presidente, cabe a cada um conversar com todos, para um entendimento que resgate também o caminho do desenvolvimento socioeconômico sustentável no nosso país.

    Curtir

  2. Muito bem colocada e verdadeira. Resta- me saber se o PT com o seu egocentrismo concorda com a unificação dos partidos de esquerda e dele fazer parte? Do contrário não conseguiremos derrotar o Bolsonarismo.

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.