Comunicado da presidente do CMP Socorro Gomes sobre a política perseguidora e criminosa do governo Duque na Colômbia



Continuamos em consternação e repúdio a persistente campanha perseguidora empreendida pelo governo de Iván Duque na Colômbia contra os movimentos populares sociais e entidades políticas progressistas que lutam por melhores condições de vida e pela paz no país.

Desde que voltaram à rua em massa no final de abril com um Paro Nacional contra a reforma tributária, as e os colombianos mais uma vez pagam com a sua liberdade e a sua vida a repressão das forças policiais. Desde 28 de abril, estimam as entidades populares, oito manifestantes foram assassinados pelas forças colombianas.

Por isso, o Conselho Mundial da Paz (CMP) reafirma a sua forte solidariedade e o seu inequívoco repúdio à política neoliberal de exploração, opressão e morte sustentada pelo governo Duque, herdeiro do uribismo que tanto custou às ninhadas populares e às forças progressistas no país, com sua política de terrorismo estadual.

Como de costume, o governo colombiano atende às justas exigências sociais e populares com militarização e repressão brutal, violando os direitos humanos em todas as suas expressões. Além disso, já em 2020 entidades colombianas denunciavam que mais de mil dirigentes sociais tinham sido assassinados desde a assinatura dos acordos de paz em 2016, o que mostra que não há compromisso com a paz de uma parte neste longo conflito.

Todas as suas dimensões estão interligadas e têm consequências regionais, uma vez que Duque também se soma à ingerência imperialista na Venezuela bolivariana, segurando uma inimizade com seu vizinho.

O CMP assim responde às reivindicações das forças populares colombianas e exige ao governo colombiano que cesse a política persecutória e terrorista contra as e os manifestantes nas ruas e o campo por uma vida melhor e mais justa na sua pátria.
À paz e à justiça na Colômbia já,

Socorro Gomes,

Presidente do Conselho Mundial da Paz *
3 de maio de 2021

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.