Vietnã e China concordam em fortalecer laços bilaterais e cooperação militar


O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, e o presidente vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, se reuniram separadamente nesta segunda-feira com o conselheiro de Estado e ministro da Defesa Nacional chinês, Wei Fenghe, na capital vietnamita Hanói.

Estendendo os parabéns pelo sucesso da China na luta contra a COVID-19 e na realização do desenvolvimento econômico, Trong pediu aos dois países que mantenham e promovam sua amizade tradicional e avancem a relação entre os exércitos dos dois países.

Em relação à questão do Mar do Sul da China, Trong disse que os dois países devem lidar adequadamente, com base na confiança e no respeito mútuos, e evitar qualquer efeito negativo nas relações bilaterais.

Em suas observações, Phuc disse que o Vietnã defende firmemente o princípio de Uma Só China e se opõe à interferência de qualquer força nos assuntos internos do país.

O Vietnã permanecerá em guarda e resistirá firmemente a qualquer esquema para prejudicar as relações bilaterais e nunca seguirá outros países em oposição à China, observou Phuc.

Por sua vez, Wei disse que a China e o Vietnã são uma comunidade com um futuro compartilhado de importância estratégica e que ambos alcançaram sucesso no desenvolvimento econômico, bem como no combate à pandemia, demonstrando os pontos fortes da liderança dos partidos comunistas e do sistema socialista.

Os dois lados devem implementar o consenso alcançado pelos líderes dos dois países, melhorar a comunicação estratégica, aumentar a confiança política mútua e aprofundar a cooperação militar para avançar ainda mais a parceria cooperativa estratégica abrangente China-Vietnã, destacou ele.

Na questão do Mar do Sul da China, a China e o Vietnã devem ter uma perspectiva ampla e de longo prazo, lidar adequadamente com as diferenças, planejar bem a cooperação marítima, contrariar resolutamente a interferência de potências de fora da região e proteger conjuntamente a paz no Mar do Sul da China.

No domingo, Wei se reuniu e manteve conversações com seu homólogo vietnamita, Phan Van Giang. Os dois testemunharam a assinatura de um memorando de entendimento sobre o fortalecimento da cooperação militar internacional entre os ministérios da defesa nacional da China e do Vietnã.

Fonte: portuguese.xinhuanet.com

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.