Socorro Gomes: O povo chinês é o criador da sua história


Nota do editor: Socorro Gomes, presidente do Conselho Mundial da Paz, acredita que o caminho do socialismo com características chinesas oferece uma nova forma de pensar e direcionar o desenvolvimento, assim como novas ideias e filosofia para a governança global. Ela também disse a Wang Guan que os chineses são os criadores da  sua história. 

Wang Guan: Olá, bem-vindo ao Global Thinkers. Sou Wang Guan em Pequim. Hoje, é um prazer ter conosco a Sra. Socorro Gomes, Presidente do Conselho Mundial da Paz. Senhora Gomes, que bom tê-la conosco.

Você já esteve na China várias vezes. Conte-nos a maior transformação, as mudanças que você viu, que realmente te impressionaram ao longo dos anos.

Socorro Gomes: Em primeiro lugar, sinto-me extremamente feliz e honrada por participar do programa por ocasião do 100º aniversário da criação do Partido Comunista da China (PCCh). De fato, mudanças tremendas ocorreram na China.

Antes de minha visita à China, tínhamos um conhecimento muito limitado sobre o seu país. Para ser franca, não conhecíamos a China. A China que observamos em livros, contos, mitos e na história do PCCh é diferente daquela que imaginamos. As conquistas da China em termos de independência étnica, prosperidade e desenvolvimento econômico baseiam-se em um difícil caminho de desenvolvimento.

Minha primeira visita à China foi a convite do Departamento Internacional do Comitê Central do PCCh, o que me deixou uma impressão muito positiva. A ordem social e a disciplina do exército são muito impressionantes. Pudemos sentir a determinação do PCCh no projeto de tornar a China próspera e forte.

Depois de dois anos, fiz minha segunda visita à China. Houve mudanças óbvias. Em comparação com a China dois anos antes, áreas relativamente remotas foram transformadas em cidades modernizadas e culturalmente diversificadas.

Nessa visita, fui a uma fábrica de automóveis. Vimos linhas de produção avançadas, pensamento excepcional em design e produtos de classe mundial.

Na área de desenvolvimento social, vimos conquistas na redução da pobreza na China. A China fez seu próprio caminho de desenvolvimento socialista de acordo com a condição da China como país. Além disso, os chineses são os criadores dessa história.

É por isso que eu pessoalmente acho que a experiência poderia ser emprestada internacionalmente por toda a humanidade na redução da pobreza e da harmonia social na China – após 100 anos de esforços feitos pelo PCCh.

Wang Guan: Este ano marca o centenário da fundação do Partido Comunista da China. Como você avalia o papel do PCC não apenas no desenvolvimento da China, mas também na experiência de governança global?

Socorro Gomes: Em primeiro lugar, sob a liderança do PCCh, a China alcançou grande desenvolvimento econômico e proporcionou grande justiça em sua sociedade, bem como integridade territorial e independência soberana.

Além do mais, o governo chinês e seu povo trouxeram a ideia de compartilhar para todo o mundo. Paz global, bem-estar civil e justiça pessoal são direitos compartilhados por cada um de nós. 

O caminho desenvolvimentista do socialismo com características chinesas oferece uma nova forma de pensar e direcionar o desenvolvimento, bem como um ponto de vista para a governança global.

Wang Guan: E o pensamento de Xi Jinping sobre o socialismo com características chinesas para uma nova era tem sido esse novo princípio organizador do Partido Comunista da China, o partido governante da China, um dos partidos comunistas mais antigos no governo do mundo. Como você vê este pensamento?

Socorro Gomes: O pensamento sobre o socialismo com características chinesas para uma nova era é um tesouro para os cidadãos globais, especialmente por sua grande importância na modernização e na reforma social. A China encontrou seu próprio caminho no desenvolvimento socialista dentro dos limites de suas condições históricas, elementos culturais únicos e background social.

Ao mesmo tempo, o presidente Xi Jinping deu um grande exemplo na redução da pobreza global para o mundo. Sua governança se concentra no povo chinês, a fim de melhorar o bem-estar da população e promover o desenvolvimento econômico. Vemos que o povo chinês vive uma vida agradável e está instalado em empregos confortáveis, o que, sem dúvida, mostra uma grande atenção dispensada pelo governo chinês aos direitos humanos. 

A China deu uma grande contribuição para a paz mundial ao criar uma sociedade estável e harmoniosa, que pode ser vista como um grande progresso para a humanidade, bem como um forte apoio à ideia de que o Pensamento sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era trará para a China. mais prosperidade e grandeza.

Fonte: CGTN

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.