Entidades sindicais prestam solidariedade a Manuela d’Ávila


A onda de apoio e solidariedade à jornalista e ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila, contra os ataques dirigidos a ela e à sua filha de apenas cinco anos vem crescendo e envolvendo, também, entidades e associações do meio sindical.

“Manuela tem enfrentado bravamente os crimes de ódio e as campanhas difamatórias, o que engrandece a sua referência política na juventude e nas forças progressistas. A onda conservadora que levou Jair Bolsonaro à presidência, que liberou as expressões mais viscerais do ódio de classe, de gênero e de raça, repulsa cada dia mais a sociedade”, destacou o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar da Região Sul de Minas Gerais (SAAESUL/MG).

Nota Sindicato apoio Manuela

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo rechaçou os ataques e salientou: “Nesta sociedade tão machista, que valoriza a cultura do estupro, é muito difícil ser mulher, líder e se destacar. Estaremos na luta para mudar esta sociedade doente, que usa o ódio e a intolerância contra as mulheres”.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS) também emitiu nota na qual aponta: “Tais ações devem ser rigorosamente investigadas e os criminosos punidos. Não podemos admitir a disseminação da violência, reforçada pela cultura do ódio, da intolerância e que detém alto teor antidemocrático”.

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) escreveu: “O ataque à ex-deputada é uma ação criminosa, que tenta anular e intimidar pessoas com posicionamento político divergente do projeto fascista em curso no Brasil. É uma violência contra as mulheres e sua participação na política, contra as crianças e adolescentes e, também, um ataque à democracia”.

O Coletivo de Mulheres da Associação de Funcionários do Ipea destacou: “Somos muitas e exigimos a atuação célere da polícia para apurar as ameaças sofridas por Manuela d’Avila, bem como a punição condizente dos agressores. Nos queremos vivas!”. Também assinaram a nota: Assecor, Arca, Associação Brasileira de Economistas pela Democracia, Advogados e advogadas públicos pela democracia, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e Associação de Médicos e Médicas pela Democracia.

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná colocou: “Fascistas, machistas, racistas, fundamentalistas devem ser combatidos pois são eles que dão força à necropolítica do presidente da qual estamos a cada dia mais reféns. Precisamos combater cada discurso excludente, cada postura racista, cada piada machista para não engrossar esse caldo e dar força ao inimigo do povo. Somente a classe trabalhadora pode esmagar o fascismo. Fiquemos unidos e conscientes”.

Cartas e Notas de Apoio 

Dentre outras entidades, também manifestaram publicamente seu apoio a Manuela e seu repúdio aos que a atacam: Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social; Sindicato dos Químicos de Barcarena; Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná; Sindical dos Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis; Instituto Cultiva; CTB Educação – Apeoesp e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Uberlândia e Araguari.

Nota Sindicato apoio Manuela

NOTA DE SOLIDARIEDADE À MANUELA D (1)

CARTA APOIO MANU 04 DE JUNHO 2021

Leia também:

Padre Julio Lancellotti faz saudação à Manuela em missa deste domingo

PCdoB: Solidariedade à Manuela, punição aos criminosos

Lideranças do PCdoB rechaçam criminosos e reafirmam apoio a Manuela

Por Priscila Lobregatte

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.