Leia “Há Racismo no Brasil?”, livro inédito de José Carlos Ruy


Dedicado à memória do pensador Clóvis Moura (1925-2003), livro conta com 11 capítulos e será publicado no Vermelho de 20 a 30 de novembro

Quando morreu, no último dia 2 de fevereiro, o escritor e jornalista José Carlos Ruy (1950-2021) tinha dois livros prontos para publicação. Um deles é um dicionário de verbetes ligados à obra de Machado de Assis, com foco em seus personagens. O outro é o ensaio “Há racismo no Brasil?”, que o Vermelho começa a publicar em capítulos a partir deste sábado (20), Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra.

“Só o exame concreto da questão racial no Brasil pode revelar as singularidades do racismo brasileiro, que é diferente do racismo norte-americano, por exemplo, ou do sul africano, ou o de qualquer outro lugar, cada um deles com suas singularidades”, escreve Ruy. Segundo ele, a Lei Áurea, que deu fim à escravidão no País, promoveu uma libertação incompleta para negros e negras.

Sob a ditadura militar, trabalhou em jornais da imprensa alternativa, como o Movimento e a Tribuna da Luta Operária. Ex-dirigente nacional do PCdoB, participou de uma série de projetos editoriais, como os livros Contribuição à História do Partido Comunista do Brasil (co-organizador), Os Comunistas na Constituinte de 1946 e Biografia da Nação – História e Luta de Classes.

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.