China: “Um país que desconsidera a democracia, está qualificado para realizar uma cúpula sobre democracia?”


O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, questionou, nesta terça-feira (7), a autoridade política dos Estados Unidos para realizar uma cúpula sobre a democracia. “Os Estados Unidos, país que desconsidera a democracia, estão qualificados para realizar uma cúpula sobre democracia?” indagou Zhao.

A autodenominada “Cúpula pela Democracia”, convocada pelo governo estadunidense, começará nesta quinta-feira (9) e irá até a sexta-feira (10).

Zhao Lijian afirmou que os Estados Unidos não conseguiram lidar com a pandemia da Covid-19, apesar de terem os recursos médicos mais abundantes e as tecnologias médicas mais avançadas.

“Os Estados Unidos registraram mais de 800.000 mortes e 50 milhões de infeções por Covid-19, mais do que qualquer outro país do mundo. Isso equivale a uma tragédia de direitos humanos. É assim que os EUA defendem a democracia?” Zhao questionou.

“Na sociedade dos EUA, o racismo está profundamente enraizado, a supremacia branca é galopante e a igualdade étnica permanece fora de alcance. É assim que os EUA defendem a democracia?” ele continuou.

Zhao destacou que, desde 2001, guerras e operações militares lançadas pelos Estados Unidos no Afeganistão, Líbia, Iraque, Síria e outros países mataram centenas de milhares de pessoas e deixaram dezenas de milhões desabrigados.

“A democracia americana não se encaixa em outros países e os EUA são famosos por lançar a ‘revolução colorida’. É assim que os EUA defendem a democracia?” disse o porta-voz.

Ele observou que pesquisas e relatórios relevantes mostram que 45% dos americanos acham que a democracia não está funcionando bem em casa, enquanto 52% dos jovens adultos americanos acreditam que a democracia americana está em apuros ou falhando.

Além disso, disse ele, 81% dos americanos afirmam que há uma séria ameaça doméstica para o futuro da democracia dos EUA, com apenas 17% dos americanos alegando que a democracia dos EUA é um bom exemplo a ser seguido por outros países, enquanto 44% das pessoas ao redor do mundo consideram os Estados Unidos como a maior ameaça à democracia global.

Fonte: Diário do Povo Online

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.