João Amazonas: presente!


Nascido em 01 de Janeiro de 1912, João Amazonas, histórico dirigente comunista, merece de nós todas as homenagens neste 110° aniversário. Com uma vida dedicada à luta do povo brasileiro por melhores condições de vida, independência real, soberania nacional, Amazonas foi um construtor permanente do Partido Comunista do Brasil e das suas jornadas gloriosas em defesa do Socialismo.

Do seu engajamento inicial na luta antifascista em 1935, quando participou da Aliança Nacional Libertadora, e até 2002, quando nós deixou, aos 90 anos, João Amazonas foi parte integrante dos grandes momentos da história brasileira e do movimento comunista em nosso país. Como militante, dirigente sindical e partidário, deputado constituinte de 1946, reconstrutor do Partido em 1943 e 1962, combatente do arbítrio durante as ditaduras do Estado Novo (1937-45) e Ditadura Militar (1964-1985) e um dos principais articuladores das candidaturas de Lula à presidência da república desde 1989, Amazonas nós deixou um enorme legado de lutas e de produção teórica sobre os desafios e potencialidades para a construção do Socialismo.

2022 é um ano simbólico, no qual comemoramos ou relembramos datas fundamentais para a história mundial e brasileira. É o ano do centenário de fundação do Partido Comunista do Brasil, da Semana de Arte Moderna, do início do Movimento Tenentista, da fundação da União Soviética. É também o ano do 60° aniversário da reorganização do PCdoB e do cinquentenário do início da Guerrilha do Araguaia, que tiveram em João Amazonas um dos seus personagens centrais. É ainda o ano do bicentenário da independência do Brasil, independência e soberania ainda inconclusas, e que tiveram em Amazonas um dos seus grandes defensores. Pelo seu legado de vida, sua permanente preocupação com o desenvolvimento de uma cultura elevada para o povo e com a formação teórica da militância comunista, nossa Escola tem o seu nome e a ele rendemos homenagem neste dia em especial, e em todos os dias do nosso trabalho. Vida eterna a João Amazonas!

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.