Carina Vitral representa o Brasil em encontro com o Papa na Itália


Evento global Economia de Francisco reúne mil jovens de 120 países e recebe o pontífice neste sábado, em Assis, na Itália, para pensar uma nova agenda econômica mundial.

A economista Carina Vitral compõe a delegação de 100 jovens brasileiros escolhidos para o Encontro da Economia de Francisco, que começou na quinta-feira (22/9) na cidade de Assis, interior da Itália, e que terá a presença do Papa Francisco neste sábado (24) para o encerramento da programação. Ele que em 1º de maio de 2019 convocou jovens economistas e lideranças juvenis de todo o mundo para pensar “uma economia diferente, que faz vida e não mata, que inclui e não exclui, que humaniza e não desumaniza, que cuida da criação e não a despoja”, uma nova agenda capaz de “realmar” a economia global.

Inicialmente agendado para março de 2020, o encontro foi suspenso à época devido à pandemia da Covid-19 e remarcado para este mês. O nome do evento se deve ao frade São Francisco de Assis, que, jovem, desprezou bens materiais para abraçar a igualdade e a natureza, em busca de se enriquecer espiritualmente. No Brasil, adotou-se o nome Economia de Francisco e Clara, em homenagem à santa que também nasceu em Assis e dedicou-se à caridade e ao respeito para com os pequenos.

Formada no curso de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Carina também representa a instituição acadêmica – como ex-aluna – no evento que reúne mil participantes de 120 países dos cinco continentes.

Leia também: Papa Francisco conclama jovens à economia sustentável e inclusiva

A programação conta com debates, colóquios, oficinas temáticas, incubadora para projetos, sessões de networking, mostras culturais, laboratórios artísticos, apresentação de livros e outras atividades que retratam a diversidade dos países presentes. No sábado, o pontífice fará seu discurso e assinará um Pacto com os jovens do movimento para iniciar a mudança na economia por ele desejada.

Os jovens de Assis se reúnem em 12 “aldeias” ou “vilas” temáticas que dão seguimento às discussões virtuais nas quais trabalharam durante os dois anos de pandemia, entre elas Finanças e Humanidade; Agricultura e Justiça; Energia e Pobreza; Economia é Mulher; e Trabalho e Cuidado, sendo essas as duas escolhidas por Carina, por serem o foco de sua atenção na militância feminista e na candidatura para deputada estadual pelo PCdoB em São Paulo

Publicidade

1 comentário Adicione o seu

  1. Iso Sendacz disse:

    Republicou isso em Iso Sendacz – Brasile comentado:
    Carina Vitral (65180) está em Assis, Itália, no encontro mundial da Economia de Francisco e Clara, onde jovens economista foram convocados pelo Papa pra pensar uma nova economia que não destrói e que não exclui.

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.