Por Aluísio Arruda
A raça humana sempre evoluiu. Desde o Comunismo primitivo no regime tribal, passou pelo Escravismo, Feudalismo, Capitalismo, e comprovando sua sina de evolução, parcelas expressivas de povos e Nações já constroem um regime superior.
Essa evolução, porém, não acontece de forma linear e ininterrupta, como uma criança que começa a andar, cai, mas levanta e segue a natureza do andar e seguir evoluindo sempre a busca de um mundo melhor.
A primeira experiência de construção desse mundo novo se deu na URSS, ex-União Soviética que obteve grandes conquistas. Essa união de nações feudais e pobres se transformou rapidamente em superpotência. Levou a 1ª espaçonave a Lua, porem maior feito foi derrotar Hitler que aspirava dominar o mundo e implantar um regime retrógrado e perverso.
Infelizmente debilitada no pós-guerra foi vencida através da Guerra Fria pelos EE.UU. e seus aliados da OTAN que lutam para conservar seu regime o Capitalismo, e continuarem a dominar o mundo.
Nos dias atuais essa luta pela evolução, pela construção de um mundo novo se dá no leste Europeu e na Ásia, justamente onde habitam os povos mais antigos, por consequência mais experientes e evoluídos. Não atôa foi lá que se deu a primeira experiência evolutiva com a construção da URSS e desde 1949 a construção do Socialismo um regime superior que transformou a China em superpotência.
Hoje a disputa entre o mundo velho e um mundo novo tem os primeiros embates na Ucrânia. Mas já está muito claro quem são os principais atores, que prepararam, bancam e financiam a contenda.
Os EUA não aceitam perder a hegemonia no mundo, não admitem outra superpotência para concorrer com ela, assim como não admitem outro que não o seu velho e esgotado sistema capitalista.
A guerra na Ucrânia, pelas mãos dos EUA e seus aliados a OTAN, tem como principal objetivo derrotar a Rússia que possui o maior arsenal atômico e assim debilitar sua principal aliada a China, o principal alvo dos americanos.
Enquanto não consegue vencer os Russos através de guerra convencional, contra a China adota a guerra hibrida, proibindo as empresas americanas, assim como dos aliados a venderem Chips ou peças destes para os Chineses, medidas que podem paralisar indústrias e causar graves transtornos sociais e econômicos ao país asiático.
Infelizmente o mundo ainda permanece dividido entre os que querem conservar o velho, o atraso para garantir privilégios de poucos, e os que querem construir o novo, o progresso para todos.
Como no início do texto, essas contendas entre o velho e o novo historicamente foram superadas pela humanidade que sempre buscou a evolução, a paz e o progresso não apenas para uma parcela de privilegiados.
A história da humanidade é assim mesmo, de idas e voltas, de derrotas, mas também de grandes conquistas. Ontem uma delas fora derrotada na URSS, hoje grandes possibilidades de vencer a hegemonia, a uni-polaridade, a supremacia do injusto e cruel sistema Capitalista, do nascer de um mundo novo rumo ao Socialismo, um regime superior de paz e prosperidade para todos.
Republicou isso em Iso Sendacz – Brasile comentado:
O dinheiro tem papel limitado na história humana, nem sempre existiu e um dia não mais será necessário. Há um longo caminho pela frente no sentido do mundo pós-capitalista, em que cada um aporte segundo a sua capacidade e receba segundo a sua necessidade.
Dizia Confúcio que toda caminhada começa com o primeiro passo. Vamos dar os seguintes.
CurtirCurtir