“Algumas notícias são capazes de nos tirar o chão”. Assim se expressou a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, ao saber da morte de Paulo Dantas, ocorrida na noite desta terça-feira (26). “Militante aguerrido, disciplinado e generoso, colocou sua inteligência à disposição do nosso partido. Defendeu a democracia, a soberania nacional e as melhorias no serviço público de saúde, lutando pelo SUS e construindo dignidade e cidadania para o povo pernambucano e brasileiro”, completou Luciana sobre o médico, ex-vereador e ex-secretário de saúde do Recife e de Olinda.
Diversos outros camaradas de Paulo Dantas no PCdoB também expressaram pesar por sua morte. “A gente perde um companheiro de luta e um amigo de décadas. Desde a faculdade de medicina até os dias atuais”, lamentou o amigo e ex-vice prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB).
A deputada federal e também médica Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou por meio de suas redes sociais que Paulo Dantas era “Médico e gestor competente, ele lutou conosco nas trincheiras por um país democrático, solidário. Ficará sempre a imagem desse homem incrível, de sorriso largo e acolhedor”.
A escritora e vereadora do PCdoB do Recife, Cida Pedrosa o definiu como “um velho e aguerrido comunista que se dedicou a vida inteira à saúde e à melhoria de vida do nosso povo”.
“Que possamos manter viva a memória de Paulo Dantas da maneira como ele sempre foi: alegre, entusiasmado, esperançoso e dotado de uma voz que entoava a melodia da vida”, declarou Renildo Calheiros, deputado federal (PCdoB-PE).
A trajetória e o legado de Paulo Dantas estão ligados à sua luta pela democracia, pelo bem-estar do povo – em particular através do SUS – e em defesa do socialismo. Tudo isso, e muito mais, sem perder a ternura jamais, a ponto de receitar carinho a um paciente que acabara de passar por um tratamento extremamente rigoroso.
Descanse em paz, Paulo Dantas!
