O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, nesta segunda (8), em suas redes sociais, um vídeo sobre os atos golpistas, um ano depois do 8 de janeiro. Lula reforça a importância da memória da sociedade para um Brasil sem golpes no século 21.
“Dia 8 de janeiro de 2023, um grupo de pessoas irresponsáveis resolveu dar um golpe nesse país e o 8 de janeiro significa, daqui pra frente, não permitir que a sociedade esqueça disso, para poder garantir a democracia. E é esse 8 de janeiro que precisa ficar.”
Na publicação, Lula afirma que as “respostas” dadas a “um grupo de pessoas irresponsáveis” que “resolveu dar um golpe” demonstram a construção da possibilidade de o Brasil passar pelo século 21 “sem ter golpe de Estado”.
Lula também postou fotos do Congresso Nacional com projeções de imagens da Bandeira do Brasil e da frase “democracia que nos une”, realizadas na noite desse domingo (7), para marcar a data. As luzes antecederam o encontro chamado “Democracia Inabalada”, que ocorrerá às 15h de hoje no Congresso Nacional.
“Jamais deveremos esquecer o dia 8 de janeiro de 2023. O dia que alguns irresponsáveis tentaram um golpe nesse país. Mas os Três Poderes se sobressaíram e a democracia venceu. E, amanhã, quando completa um ano desse triste episódio, vamos gritar em alto e bom som: liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós. E viva a democracia!”, escreveu Lula em seu perfil no X.
Em outras duas publicações, o presidente divulgou fotos em defesa dos outros dois Poderes constituídos da República, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. No post com fotos do prédio do STF, Lula afirmou que “a defesa da Carta Magna é dever de todas e de todos”.
O presidente também publicou foto com uma projeção nos prédios do Congresso Nacional. A primeira imagem exibe uma bandeira do Brasil e sem frases. A segunda projeção traz a frase “Democracia nos Une”. Segundo o governo federal, as fotos fazem parte da ação que visa “reforçar os valores da democracia e da institucionalidade” no País.
