Secretário-geral da Associação de Amizade Brasil-Vietnã: Presidente Ho Chi Minh lançou as bases para a relação entre os dois países


Quando se trata das relações entre Brasil e Vietnã, não podemos deixar de mencionar a presença do presidente Ho Chi Minh na cidade do Rio de Janeiro em 1912 e foi ele quem lançou as bases para as relações entre os dois países. Esta é a afirmação do Secretário Geral da Associação de Amizade Brasil-Vietnã, Pedro da Oliveira.
Respondendo a uma entrevista de um repórter da VNA na América do Sul por ocasião da visita oficial do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ao Vietnã a convite do presidente Luong Cuong, de 27 a 29 de março, Oliveira enfatizou o presidente Ho Chi Minh, um grande líder na história da luta de libertação nacional do povo vietnamita. é a ponte cultural, social, econômica e política entre os dois países.

Segundo Oliveira, em um importante artigo escrito pelo presidente Ho Chi Minh em 1924 e publicado no jornal “O Sofredor” fundado pelo próprio fundador em Paris, intitulado “Solidariedade de Classe”, o tio Ho contou a história de José Leandro da Silva, um marinheiro brasileiro que lutou para proteger os direitos dos trabalhadores, mas depois foi levado a julgamento foi inocentado em um julgamento famoso na história brasileira. Oliveira disse que o conteúdo deste artigo pode ter sido baseado nas conversas de Nguyen Ai Quoc com o delegado do Partido Comunista Brasileiro Rodolfo Coutinho durante uma reunião política em Moscou em 1924.

Além disso, Oliveira também mencionou a Rebelião Chibata (Revuelta de la Chibata) que eclodiu em 1911, um ano antes da chegada de Nguyen Ai Quoc ao Rio de Janeiro. Este foi um movimento revolucionário dos marinheiros brasileiros contra os maus-tratos aos proprietários de barcos e eles venceram. O jovem Nguyen Ai Quoc naquela época vivia com esses trabalhadores e aprendeu sobre seu movimento revolucionário. Nguyen Ai Quoc mora e trabalha há muitos meses nos bairros de Santa Teresa e Lapa, no centro do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário-geral da Associação de Amizade Brasil-Vietnã, ele ficou muito honrado e orgulhoso quando o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, inaugurou uma placa memorial em homenagem ao presidente Ho Chi Minh em Santa Teresa para homenagear o amado líder não apenas do povo vietnamita, mas também de muitos amigos internacionais.

Referindo-se à visita do presidente Lula da Silva ao Vietnã, Oliveira expressou sua crença de que a visita dará uma importante contribuição para o fortalecimento das relações comerciais e diplomáticas entre o Brasil e o Vietnã, um país com uma economia muito dinâmica. No ano passado, o volume de negócios entre os dois países atingiu 7,7 bilhões de dólares, um aumento de 14%. A indústria de semicondutores e aeroespacial são duas áreas muito potenciais em que os dois lados podem fortalecer a cooperação no futuro.
O Sr. Oliveira apreciou muito o fato de que o Brasil e o Vietnã atualizaram suas relações para uma Parceria Estratégica em novembro de 2024, por ocasião da visita do primeiro-ministro Pham Minh Chinh ao Brasil e da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, por ocasião do 35º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. Segundo ele, os dois países ainda têm muito potencial para ampliar a cooperação em agricultura, pesquisa de culturas tropicais, eletrônica, produção automobilística, cultura e esportes.

Ele disse ainda que, em novembro, o Brasil sediará a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Por isso, a visita do presidente Lula da Silva ao Vietnã também visa promover a participação da comunidade internacional em compromissos de proteção ao meio ambiente mundial.

Do lado da Associação de Amizade Brasil-Vietnã, Oliveira afirmou que continuará a envidar esforços para contribuir para aprofundar ainda mais a solidariedade, a amizade e a cooperação entre o Brasil e o Vietnã no futuro.

O que você achou desta matéria?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.