PCdoB saúda os 50 anos da reunificação do Vietnã


Em calorosa mensagem assinada pela presidenta nacional, Luciana Santos e pela Secretária de Relações Internacionais, Ana Prestes, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saudou os 50 anos da reunificação vietnamita. Segundo o Partido, “hoje, celebramos não apenas a libertação e a reunificação do Vietnã, mas também os 50 anos do início de sua reconstrução heroica, de avanços sociais e de firme edificação do socialismo“. Leia, abaixo, o texto completo.

Brasília, 30 de abril de 2025

Ao camarada To Lam

Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietnã

Estimado camarada,

Receba, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), nossas mais calorosas e fraternas saudações por ocasião dos 50 anos da vitória histórica que selou a reunificação nacional do Vietnã.

Aproveitamos a ocasião para saudar igualmente o camarada Luong Cuong, presidente da República Socialista do Vietnã, os membros do governo, do Partido e todos os homens e mulheres do Vietnã.

A data de 30 de abril de 1975 é um símbolo de coragem, resistência e esperança para os povos do mundo que lutam por soberania e justiça social.

Meio século atrás, com heroísmo incomparável, o povo vietnamita, conduzido pelo herói nacional, Ho Chi Minh, pôs fim à dominação estrangeira e à opressão imposta por décadas de guerras devastadoras conduzidas pelos imperialismos japonês, francês e estadunidense. A libertação de Saigon foi mais do que uma vitória militar: foi a consagração da dignidade de um povo que se recusou a submeter-se ao colonialismo e ao imperialismo.

Hoje, celebramos não apenas a libertação e a reunificação do Vietnã, mas também os 50 anos do início de sua reconstrução heroica, de avanços sociais e de firme edificação do socialismo. Mesmo diante de uma herança trágica de destruição e sofrimento, o Vietnã não recuou. Pelo contrário: ergueu-se com bravura para transformar escombros em progresso e dor em força coletiva.

A República Socialista do Vietnã comemora os 50 anos de vitória como uma nação soberana, altiva e respeitada internacionalmente, exemplo de superação e desenvolvimento.

O espírito da Ofensiva da Primavera continua vivo na pujança de uma sociedade que conquistou paz, dignidade e prosperidade para seu povo.

Nesta data gloriosa, reafirmamos nossa solidariedade internacionalista e o compromisso de fortalecer os laços de amizade entre nossos partidos e povos, certos de que a luta heroica do Vietnã permanecerá como fonte de inspiração para todos os que sonham com um mundo livre da opressão, da miséria e da guerra.

Viva os 50 anos da reunificação do Vietnã!
Viva o heroico povo vietnamita!
Viva o Internacionalismo Proletário!

Saudações fraternas,

Luciana Santos

Presidenta Nacional

Ana Prestes

Secretária de Relações Internacionais

O que você achou desta matéria?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.