Trajetória

Minha trajetória

Nasci em 1942 em Ubaíra, interior da Bahia. Minha militância no movimento estudantil começou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, fazendo parte da Juventude Universitária Católica (JUC), e depois da Ação Popular (AP).

Em 1965, fui eleito presidente da UEB (União dos Estudantes da Bahia). Com o endurecimento do governo militar na Bahia, entrei num período de semi-clandestinidade e vim para São Paulo. Mais tarde fui eleito vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes).

Após o término de minha gestão na UNE, fui incorporado à direção nacional na Ação Popular, indo estudar na China por seis meses, em plena Revolução Cultural. No retorno ao Brasil, participei da luta política da AP em Goiás. Graças a esta política de vinculação ao povo, consegui resistir à perseguição da ditadura.

Com a incorporação da AP ao PCdoB, ingressei no partido compondo o Comitê Central, de onde contribuí para criar bases de retaguarda para a Guerrilha do Araguaia.

Em 1976, passei a viver exilado em Paris. No final de 1979, retornei ao país com a Anistia, e participei da preparação do 6º Congresso do PCdoB, um congresso semi-clandestino, pois o partido só conquista sua legalidade em 1985.

Passei a integrar o secretariado do PCdoB, fazendo parte da Executiva Nacional. Fui eleito duas vezes vice-presidente nacional do partido, responsável pela juventude, depois pela organização partidária. Em 2001 fui eleito presidente nacional do PCdoB, sendo reeleito em 2005 e 2009.

Participei das coordenações das cinco campanhas de Lula, desde 1989. No segundo mandato de Lula passei a integrar o Conselho Político do Governo da República.

Depois de deixar a presidência nacional do PCdoB para nossa líder Luciana Santos, presido agora a Fundação Maurício Grabois.

7 comentários em “Trajetória

  1. Sou do Estado do Acre. Tive a oportunidade de conhecer o Renato Rabelo nos Congressos Nacionais do Partido. Mas, a vivência com ele ocorreu nos encontros da Escola Nacional de Formação. Renato é um grande intelectual e quadro destacado da política revolucionária brasileira. Contudo, é um líder humilde que ouve com atenção, respeito e paciência. É de grande carisma, e dedicado a organização e renovação do partido e do conteúdo socialista para o Brasil. Sua luta e sua conduta nos inspira!!!

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s