Ibope: aumento de intenções de voto em Dilma se deu em todas as regiões


A mais recente pesquisa Ibope, divulgada nesta quinta-feira (23), mostra que a presidenta Dilma Rousseff melhorou o desempenho em todas as regiões do país no intervalo de uma semana. O melhor destaque, a região Sul, onde cresceu 14 pontos percentuais, seguida do Nordeste (+12 p.p) e do recorte regional do instituto para Norte/Centro-Oeste (+6p.p.).

Com o melhor desempenho, Dilma agora assumiu a liderança em quatro das cinco regiões, de acordo com o instituto(link is external). Na região Sul, Dilma estava com 32% das intenções de voto na pesquisa divulgada em 14 e 15 de outubro, agora aparece com 46%. Aécio Neves, por outro lado, estava com 53% e agora está com 45%.

No Nordeste, Dilma ampliou a vantagem para 42 pontos e tem agora 68% das intenções de voto, ante os 56% da última pesquisa do instituto. Por outro lado, o tucano perdeu 10 pontos, caindo de 36% para 26% das intenções de voto.

No recorte Norte/Centro-Oeste, embora a situação pareça equilibrada, os números mostram que não é bem assim. Enquanto Dilma cresceu 6 pontos percentuais, Aécio caiu o mesmo percentual. Desse modo, ela assumiu a liderança com 47% das intenções, ante os 41% da semana anterior, enquanto o tucano  aparece com 45% ante os 51% da última pesquisa.

Dilma ainda oscilou um ponto para cima no Sudeste e chegou a 39% das intenções de voto, contra 47% de Aécio.

Avaliação do governo

Assim como o Datafolha já havia mostrado, o Ibope também apresenta melhora na avaliação do governo de Dilma Rousseff. Subiu 2 pontos percentuais, de 43% para 45% os que consideram bom ou ótimo. Na desaprovação, há queda, de 25% para 23%. Além disso, de acordo com o Ibope, o desempenho pessoal da presidenta é aprovado por 56% dos eleitores.

Um comentário

O que você achou desta matéria?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.