Saudação de Luciana Santos


Excelentíssima Presidenta, Companheira, Dilma Rousseff;

Como bem disse nosso presidente Renato Rabelo é uma alegria para o PCdoB recebê-la em nossa 10ª Conferência Nacional.

Somos um partido com grandes lutadores do povo, homens e mulheres, de todas as idades e origens, incansáveis na tarefa de construir um Brasil maior e mais desenvolvido. Gostaria de destacar, no entanto, a presença das mulheres em nossas fileiras, e o modo como enfrentam essa luta com grande protagonismo.

A senhora, presidenta, sabe bem as particularidades do cotidiano de ser mulher, mãe e militante. Conhece de perto as dificuldades que enfrentamos para nos manter na linha de batalha, porque ainda recai sobre nós o peso de uma ideologia historicamente construída que valoriza e prioriza o protagonismo masculino.

A Senhora, Presidenta Dilma, enfrentou muito bem essa questão e tornou-se um exemplo não somente para nós, comunistas, mas para gerações de mulheres.

Sabemos que é preciso convicção, força e coragem para enfrentar as adversidades trazidas pela crise mundial do capitalismo ao nosso país; e acreditamos que sua trajetória política, de luta e compromisso com a construção de um Brasil do tamanho dos nossos sonhos pode nos conduzir a uma saída que garanta a manutenção dos investimentos sociais e no desenvolvimento do Brasil.

No ciclo político iniciado pelo Presidente Lula e continuado pela Senhora é inegável e irrefutável os avanços na inclusão de milhões de brasileiros, do aumento da renda, do enfrentamento das desigualdades regionais, da retomada de setores produtivos que há décadas estavam abandonados, a exemplo da indústria naval, no acesso dos jovens à Educação Superior, entre tantas outras conquistas.

No entanto, é preciso avançar no aspecto democrático do Estado brasileiro, com o fortalecimento das instituições, da implementação de uma verdadeira reforma política, das reformas tributárias, dos meios de comunicação – essencial para formação cultural e política e elemento fundamental na elevação do nível de consciência de nossa gente.

Nos orgulhamos em ter contribuído para escrever há doze anos esse belíssimo capítulo da nossa história. Estamos prontos e a postos para contribuir com esse momento de superação da crise e início de um novo ciclo de crescimento.

Sinto-me honrada e consciente da grande responsabilidade que assumirei neste fim de semana, mas sobretudo, sinto um grande orgulho deste coletivo, dos meus camaradas e das minhas camaradas em todo o país que fazem com que esse organismo, de 93 anos de vida, continue jovem, vivo e pulsante.

Querida presidenta; Sabemos do seu apreço e carinho com o nosso partido e seu respeito ao nosso líder Renato Rabelo.

Peço licença então, em nome do conjunto de nossa militância, para homenagear o camarada Renato Rabelo pelo rico legado que sua Presidência deixa não somente ao nosso Partido, mas também ao Brasil e ao povo brasileiro.

Quero ressaltar, sua dedicação sem limites, o empenho incansável à construção de nosso Partido e a defesa dos interesses mais elevados da Nação e dos trabalhadores.

Renato tem uma biografia que para nós é exemplo de compromisso com a causa revolucionária. Ele enfrentou a ditadura para que triunfasse a liberdade; empenhou-se pela consolidação da democracia, esteve na linha de frente da resistência à avalanche neoliberal, teve ativa participação no labor coletivo que reafirmou o socialismo quando da ofensiva reacionária advinda do fim da União Soviética; foi um dos construtores da épica vitória de Lula em 2002; e hoje é uma das principais referências políticas da luta pela vitória do ciclo progressista dos governos Lula e da Senhora, Presidenta.

No campo político progressista é respeitado, suas opiniões são ouvidas e consideradas;
O camarada Renato, em 2001, assumiu a presidência do Partido, sucedendo João Amazonas, essa histórica liderança dos comunistas brasileiros. Renato tinha pela frente a tarefa de sustentar o ciclo de crescimento e florescimento que o PCdoB passou a viver já depois da Anistia, em 1979, e, sobretudo, a partir da redemocratização e da conquista da sua legalidade em 1985.

Renato, você cumpriu integralmente seu compromisso!

Recebemos de tuas mãos, um Partido Comunista forte e influente, contemporâneo, dotado de um Programa Socialista que tem se revelado uma bússola segura neste mar revolto do Século 21, sacudido pela terceira grande crise do capitalismo.

Somos, hoje, um partido respeitado por diferentes forças políticas, dentro e fora do país, e inserido nas lutas do povo e dos trabalhadores, um partido fecundo na luta de ideias.

Recebemos das mãos de Renato, um Partido que ambiciona, que trabalha para ser cada vez mais o Partido da classe trabalhadora, o Partido da nação brasileira. O Partido do internacionalismo que cultiva a solidariedade entre os povos. O partido que se movimenta, que se empenha, para representar as mulheres e a juventude. Partido que luta contra o racismo, contra a homofobia e contra qualquer tipo de preconceito. Um Partido que governa, que legisla, que realiza, que faz; um partido que não se separa da luta e da mobilização do povo.

Recebemos um partido que constrói, zela, defende sua unidade de ação, pois sabe que ela é uma das principais condições de sua força. Unidade construída em rica democracia interna, de debate, de pesquisa, de liberdade de opinião.

O Partido hoje tem mais de 300 mil filiados, mais de 100 mil militantes, está organizado nas 27 unidades da Federação, presente em mais de 2 mil municípios. O que mantém o Partido, esse organismo vivo, em atividade permanente, em estudo, em movimento, em luta (isto sim que deveriam ser critérios da cláusula de barreiras!)

Camaradas! Presidenta!
Acima de tudo, recebemos de Renato o Partido cuja marca principal é o da luta pelo socialismo brasileiro.Vejam bem, isto no contexto de uma ofensiva raivosa da direita neoliberal que golpeia a esquerda,que provoca dispersão e deserção no nosso campo.

Obrigada Renato, pela dedicação, pela segurança, pela serenidade e, sobretudo, pela firmeza com que guiou nosso partido na construção do socialismo.

Sinta-se abraçado e homenageado por todos os comunistas do Brasil!

Muito Obrigada!

3 comentários

O que você achou desta matéria?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.