Conversa de Romero Jucá revela: golpe foi pacto para barrar Lava Jato


O jornal Folha de São Paulo publica nesta segunda-feira (23) trechos de uma conversa telefônica entre Romero Jucá, ocupante do Ministério do Planejamento, e Sérgio Machado, ex-presidente da Petrobras, em que os dois, citados na operação Lava Jato, discutem sobre a necessidade de afastar a presidenta Dilma para por fim as investigações. Jucá chega a afirmar: “Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria”.

 

boavistaagora.com.br

 

Nas informações publicadas pelaFolha, a conversa ao telefone entre o senador licenciado, Romero Jucá, ocupando atualmente o ministério do Planejamento, e ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, revela o interesse entre os interlocutores em acelerar o afastamento da presidenta Dilma Rousseff para barrar as investigações da operação Lava Jato. Ambos são citados na operação, sendo que Machado foi alvo de uma das fases e teve sua residência visitada por policiais federais. Romero, citado por delatores, chega a afirmar literalmente: “Com Dilma não dá”. E ambos são categóricos: “Tem que ter impeachment”. “Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria”, afirma Jucá.

Mais adiante, o diálogo entre os dois é mais revelador. Machado afirma: “Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer]. (…) É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional”. Jucá reforça e prevê o STF no acordo: “Com o Supremo, com tudo”. Machado arremata: Com tudo, aí parava tudo.”

O diálogo teria ocorrido em março deste ano e os dois se mostram preocupados com o tempo. A certa altura Machado afirma: “ Porque se a gente não tiver saída… Porque não tem muito tempo”. Jucá reforça: “Não, o tempo é emergencial”. E Machado propõe uma conversa: É emergencial, então preciso ter uma conversa emergencial com vocês”.

Leia abaixo trechos do diálogo:

SÉRGIO MACHADO – Mas viu, Romero, então eu acho a situação gravíssima.

ROMERO JUCÁ – Eu ontem fui muito claro. […] Eu só acho o seguinte: com Dilma não dá, com a situação que está. Não adianta esse projeto de mandar o Lula para cá ser ministro, para tocar um gabinete, isso termina por jogar no chão a expectativa da economia. Porque se o Lula entrar, ele vai falar para a CUT, para o MST, é só quem ouve ele mais, quem dá algum crédito, o resto ninguém dá mais credito a ele para porra nenhuma. Concorda comigo? O Lula vai reunir ali com os setores empresariais?

MACHADO – Agora, ele acordou a militância do PT.

JUCÁ – Sim.

MACHADO – Aquele pessoal que resistiu acordou e vai dar merda.

JUCÁ – Eu acho que…

MACHADO – Tem que ter um impeachment.

JUCÁ – Tem que ter impeachment. Não tem saída.

MACHADO – E quem segurar, segura.

JUCÁ – Foi boa a conversa mas vamos ter outras pela frente.

MACHADO – Acontece o seguinte, objetivamente falando, com o negócio que o Supremo fez [autorizou prisões logo após decisões de segunda instância], vai todo mundo delatar.

JUCÁ – Exatamente, e vai sobrar muito. O Marcelo e a Odebrecht vão fazer.

MACHADO – Odebrecht vai fazer.

JUCÁ – Seletiva, mas vai fazer.

MACHADO – Queiroz [Galvão] não sei se vai fazer ou não. A Camargo [Corrêa] vai fazer ou não. Eu estou muito preocupado porque eu acho que… O Janot [procurador-geral da República] está a fim de pegar vocês. E acha que eu sou o caminho.

[…]

JUCÁ – Você tem que ver com seu advogado como é que a gente pode ajudar. […] Tem que ser política, advogado não encontra [inaudível]. Se é político, como é a política? Tem que resolver essa porra… Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria.

[…]

MACHADO – Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer].

JUCÁ – Só o Renan [Calheiros] que está contra essa porra. ‘Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha’. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra.

MACHADO – É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.

JUCÁ – Com o Supremo, com tudo.

MACHADO – Com tudo, aí parava tudo.

JUCÁ – É. Delimitava onde está, pronto.

[…]

MACHADO – O Renan [Calheiros] é totalmente ‘voador’. Ele ainda não compreendeu que a saída dele é o Michel e o Eduardo. Na hora que cassar o Eduardo, que ele tem ódio, o próximo alvo, principal, é ele. Então quanto mais vida, sobrevida, tiver o Eduardo, melhor pra ele. Ele não compreendeu isso não.

JUCÁ – Tem que ser um boi de piranha, pegar um cara, e a gente passar e resolver, chegar do outro lado da margem.

MACHADO – A situação é grave. Porque, Romero, eles querem pegar todos os políticos. É que aquele documento que foi dado…

JUCÁ – Acabar com a classe política para ressurgir, construir uma nova casta, pura, que não tem a ver com…

MACHADO – Isso, e pegar todo mundo. E o PSDB, não sei se caiu a ficha já.

JUCÁ – Caiu. Todos eles. Aloysio [Nunes, senador], [o hoje ministro José] Serra, Aécio [Neves, senador].

MACHADO – Caiu a ficha. Tasso [Jereissati] também caiu?

JUCÁ – Também. Todo mundo na bandeja para ser comido.

[…]

MACHADO – O primeiro a ser comido vai ser o Aécio.

JUCÁ – Todos, porra. E vão pegando e vão…

MACHADO – [Sussurrando] O que que a gente fez junto, Romero, naquela eleição, para eleger os deputados, para ele ser presidente da Câmara? [Mudando de assunto] Amigo, eu preciso da sua inteligência.

JUCÁ – Não, veja, eu estou a disposição, você sabe disso. Veja a hora que você quer falar.

MACHADO – Porque se a gente não tiver saída… Porque não tem muito tempo.

JUCÁ – Não, o tempo é emergencial.

MACHADO – É emergencial, então preciso ter uma conversa emergencial com vocês.

JUCÁ – Vá atrás. Eu acho que a gente não pode juntar todo mundo para conversar, viu? […] Eu acho que você deve procurar o [ex-senador do PMDB José] Sarney, deve falar com o Renan, depois que você falar com os dois, colhe as coisas todas, e aí vamos falar nós dois do que você achou e o que eles ponderaram pra gente conversar.

MACHADO – Acha que não pode ter reunião a três?

JUCÁ – Não pode. Isso de ficar juntando para combinar coisa que não tem nada a ver. Os caras já enxergam outra coisa que não é… Depois a gente conversa os três sem você.

MACHADO – Eu acho o seguinte: se não houver uma solução a curto prazo, o nosso risco é grande.

MACHADO – É aquilo que você diz, o Aécio não ganha porra nenhuma…

JUCÁ – Não, esquece. Nenhum político desse tradicional ganha eleição, não.

MACHADO – O Aécio, rapaz… O Aécio não tem condição, a gente sabe disso. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB…

JUCÁ – É, a gente viveu tudo.

JUCÁ – [Em voz baixa] Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem ‘ó, só tem condições de [inaudível] sem ela [Dilma]. Enquanto ela estiver ali, a imprensa, os caras querem tirar ela, essa porra não vai parar nunca’. Entendeu? Então… Estou conversando com os generais, comandantes militares. Está tudo tranquilo, os caras dizem que vão garantir. Estão monitorando o MST, não sei o quê, para não perturbar.

MACHADO – Eu acho o seguinte, a saída [para Dilma] é ou licença ou renúncia. A licença é mais suave. O Michel forma um governo de união nacional, faz um grande acordo, protege o Lula, protege todo mundo. Esse país volta à calma, ninguém aguenta mais. Essa cagada desses procuradores de São Paulo ajudou muito. [referência possível ao pedido de prisão de Lula pelo Ministério Público de SP e à condução coercitiva ele para depor no caso da Lava jato]

JUCÁ – Os caras fizeram para poder inviabilizar ele de ir para um ministério. Agora vira obstrução da Justiça, não está deixando o cara, entendeu? Foi um ato violento…

MACHADO -…E burro […] Tem que ter uma paz, um…

JUCÁ – Eu acho que tem que ter um pacto.

[…]

MACHADO – Um caminho é buscar alguém que tem ligação com o Teori [Zavascki, relator da Lava Jato], mas parece que não tem ninguém.

JUCÁ – Não tem. É um cara fechado, foi ela [Dilma] que botou, um cara… Burocrata da… Ex-ministro do STJ [Superior Tribunal de Justiça].

Do Portal Vermelho

6 comentários

  1. Prova para quem ainda duvidava de que golpe, com todos os seus ritos e tramas,levada a cabo por um bando que tem e tinha interesses concretos, associação que envolves altos interesses: Aécio, Cunha,Temer,FHC, Caiado,Moro,G.Mendes,Globo.

    Curtir

  2. Fiquei de boca aberta ao ler esse artigo! Politicos corruptos, sem Moral e bom senso, representantes do povo. Mas, nossa culpa. Votamos em corruptos, sem consciencia. Agora, fica mais claro porque querem tirar Dilma. Ela eh uma pedra no sapato de muitos!

    Curtir

  3. Fiquei de boca aberta ao ler esse artigo! Politicos corruptos, sem Moral e bom senso, representantes do povo. Mas, nossa culpa. Votamos em corruptos, sem consciencia. Agora, fica mais claro porque querem tirar Dilma. Ela eh uma pedra no sapato de muitos!

    Curtir

  4. – Isso , não me surpreendeu , o que me surpreende é que nenhum veiculo ou ninguém tem a nobreza de informar que quem deu total e absoluta Autonomia ao Ministério Publico e a Policia Federal foi o Governo PT e Dilma , falava abertamente firme e de bom tom que não iria acobertar e compactuar com corrupções doa a quem doer , e pagou o preço de ser impedida de governar , pois não bastassem o Sistema de Coalizão que fez a Presidenta como refém do Legislativo , estava cercada por “Honoráveis Ladrões Vossas Excelência”
    “Nos Átrios de Justiça a Justiça só existe nos Átrios ” ( Lenny Bruce )
    Mas nos Átrios de Justiça , se cometem Injustiça , ninguém e nenhum Magistrado , teve a nobreza de tal fato , que dirá interpretar o significado da Palavra Razão que diz que é o que nos diferencia dos animais irracionais , asortefoi um “pito” em um dos opositores , advertindo sobre o “telhado de vidro ” , Taí Brasileiras e Brasileiros , a farsa escancarada para o Planeta ver .
    A Legalidade é da Presidenta Dilma , até que os 50% + 1 , decida de fato e não um conluio de centenas votadores em nome de filhos , esposas e esposos e até homenageados de preso do dia seguinte e torturadores , decidirem por mim e todo povo Brasileiro .
    COMO DIRIA NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL ” O CAMPEÃO VOLTOUUU ” EM BREVE UM CORO VERDE E AMARELO LEGITIMO “A QUERIDA VOLTOU , A PRESIDENTA VOLTOUU “

    Curtir

  5. – Isso , não me surpreendeu , o que me surpreende é que nenhum veiculo ou ninguém tem a nobreza de informar que quem deu total e absoluta Autonomia ao Ministério Publico e a Policia Federal foi o Governo PT e Dilma , falava abertamente firme e de bom tom que não iria acobertar e compactuar com corrupções doa a quem doer , e pagou o preço de ser impedida de governar , pois não bastassem o Sistema de Coalizão que fez a Presidenta como refém do Legislativo , estava cercada por “Honoráveis Ladrões Vossas Excelência”
    “Nos Átrios de Justiça a Justiça só existe nos Átrios ” ( Lenny Bruce )
    Mas nos Átrios de Justiça , se cometem Injustiça , ninguém e nenhum Magistrado , teve a nobreza de tal fato , que dirá interpretar o significado da Palavra Razão que diz que é o que nos diferencia dos animais irracionais , asortefoi um “pito” em um dos opositores , advertindo sobre o “telhado de vidro ” , Taí Brasileiras e Brasileiros , a farsa escancarada para o Planeta ver .
    A Legalidade é da Presidenta Dilma , até que os 50% + 1 , decida de fato e não um conluio de centenas votadores em nome de filhos , esposas e esposos e até homenageados de preso do dia seguinte e torturadores , decidirem por mim e todo povo Brasileiro .
    COMO DIRIA NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL ” O CAMPEÃO VOLTOUUU ” EM BREVE UM CORO VERDE E AMARELO LEGITIMO “A QUERIDA VOLTOU , A PRESIDENTA VOLTOUU “

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.