Por meio das redes sociais, o jurista Thomas Bustamante, professor de Filosofia do Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comentou a decisão do ministro Celso de Mello manter Moreira Franco como chefe da Secretaria-Geral da Presidência.
Por Dayane Santos
O jurista Thomas da Rosa de Bustamante é professor de Filosofia do Direito da UFMG
Segundo ele, a posição do ministro no caso de Moreira, revela que o também ministro Gilmar Mendes no caso da nomeação de Lula “foi um ato politiqueiro e imoral para desestabilizar um governo legítimo e entregar o poder a um governo ilegítimo”.
O jurista enfatiza que a atual crise política do país exige transparência e menos hipocrisia. “É hora de pararmos de fingir que os nossos argumentos filosóficos são neutros. E, tão ou mais importante, é hora de pararmos de achar que o papel da filosofia seja se calar diante do descalabro e da injustiça que o nosso tempo está cultivando. Temos de cobrar de todos os poderes, e principalmente do Judiciário, um mínimo de responsabilidade”, salientou.
Para ele, é preciso cobrar a conta da responsabilidade da decisão de Gilmar Mendes por impedir que Lula fosse minsitro da Casa Civil. E acrescenta: “Que todos os que se intitulam juristas tentem explicar a lógica e o raciocínio jurídico capaz de justificar essa seletividade”.
Bustamante enfatiza que é preciso exigir explicações públicas, mas “que se esqueça o ódio político e se pare para ouvir essas explicações”. E segue: “Que julguemos a questão de maneira republicana”.
De acordo com ele, “qualquer cidadão minimamente honesto deve saber que a Corte tratou Lula de maneira injusta”. “Deve saber que a decisão que suspendeu sua nomeação foi um espécime típico do gênero “hipocrisia”. Que apelemos ao nosso senso comum para uma merecida autocrítica sobre a perda de referencial moral por parte de nossas instituições”, repele.
Para Bustamante, é legítimo o pleito de Lula de ver reconhecida a validade de sua nomeação. O ex-presidente apresentou recurso junto ao Supremo, pedindo a correção do que chamou de “erro histórico”.
Do Portal Vermelho

PAÍS SEM PUDOR, SEM ESCRÚPULOS, SEM LEI! COMO PODE SER ASSIM? COMO TÃO POUCOS PODEM FAZER TANTO CONTRA TANTOS? PODE TUDO MESMO.
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/02/15/pais-sem-pudor-sem-escrupulos-sem-lei-como-pode-ser-assim-como-tao-poucos-podem-fazer-tanto-contra-tantos-ppode-tudo-mesmo/
“COMO É QUE PODE? PAÍS SEM PUDOR.
CADA UM TEM A SUA “JUSTIÇA”.
TODOS NA QUADRILHA!
A QUADRILHA SE ASSUME COMO QUADRILHA, SEM MEDO DE SER FELIZ!
PAÍS SEM PUDOR, SEM ESCRÚPULOS, SEM LEI!
COMO PODE SER ASSIM?
COMO TÃO POUCOS PODEM FAZER TANTO CONTRA TANTOS? E O POVO QUE SE FODA!
E TÁ TUDO CERTO! QUE SE FODAM TODOS E CADA UM DOS QUE ASSIM CONCORDAM!
QUE SE FODAM TODOS E CADA UM DOS QUE ASSIM SE CALAM!
QUE SE FODAM TODOS E CADA UM DOS QUE ASSIM TRAMAM E TRANSFORMARAM NOSSO PAÍS AMADO EM UM BACANAL! O BACANAL BRAZZIL! …”
CurtirCurtir
MEXER COM BOSTA… MELHOR EVITAR POIS A GENTE ACABA SE SUJANDO! GOSTEI DEMAIS! RS RS RS
Enquanto nós ficarmos esperando a ajuda, como pedintes, seremos tratados como a elite branca trata seus pedintes. Alguns chegam a botar fogo neles…
Ou lutamos ou participamos do bacanal Brazzzil, no qual entramos sempre com uma parte só: nossos ânus!
E, para dizer a verdade, reagir é tão fácil: prejuízo para eles, sempre e todo dia! É a única coisa que eles sentem.
“Assim é. País sem pudor! USE SUA ARMA MAIS PODEROSA, MAIS LETAL!”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/12/26/assim-e-pais-sem-pudor-use-sua-arma-mais-poderosa-mais-letal/
“NÓS CONHECEMOS A LÍNGUA QUE ELES ENTENDERÃO: PREJUÍZOS, MUITOS”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/29/nos-conhecemos-a-lingua-que-eles-entenderao-prejuizos-muitos/
“PREJUÍZO! ELES SOMENTE TEMEM OU RESPEITAM ISTO: MENORES LUCROS”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/23/prejuizo-eles-somente-temem-ou-respeitam-isto-menores-lucros/
Abraço.
Amor, compaixão, solidariedade.
Felicidade, Sempre.
CurtirCurtir