A atualidade de Karl Marx em debate em Porto Alegre


A atualidade do pensamento de Karl Marx sob os mais variados aspectos, foi exposta e discutida no Painel Marx 200 anos realizado na noite de segunda-feira (19/06) na sala do Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCE/UFRGS).

Foto: Walmaro Paz

Inicialmente o painel estava marcado para o auditório de Faculdade de Economia, mas por problemas circunstanciais de falta de energia elétrica, foi transferido.

Os cerca de 250 inscritos acomodaram-se como foi possível no novo local para ouvir as palestras dos professores Júlio Velloso (ADISP), “170 anos do manifesto comunista e a luta pelo socialismo hoje”; João Carlos Brum Torres (UCS-UFRGS), ”Vigências e anacronismos do pensamento de Marx” e Leda Paulani (USP), “ Atualidade do Pensamento de Karl Marx”.

Antes das palestras houve o lançamento com autógrafos do livro “ Karl Marx Desbravar um Mundo Novo no Século XXI”, organizado pelo historiador Júlio Velloso. A coordenação dos trabalhos foi do presidente da Fundação Maurício Grabois – RS, historiador Raul Carrion.

Na primeira Palestra , o historiador Júlio Velloso discorreu sobre os aspectos atuais do Manifesto Comunista de 1848 lembrando que o documento foi um escrito profético ao acontecimento que se chamou “ A Primavera dos Povos”, com a tomada do poder pelos trabalhadores em diversos países europeus, em seguida abafada pelo poder burguês, mas que é considerado um marco na luta dos trabalhadores unidos contra seus exploradores capitalistas e resultou nas grandes revoluções socialistas do século XX, a Russa , a Chinesa, e nas lutas de libertação dos povos contra o colonialismo nos continentes asiático, africano e latino-americano.

Já o filósofo Brum Torres, preferiu ater- se ao pensamento filosófico quando mostrou alguns anacronismos constantes no Manifesto levando-se em conta aspectos conjunturais e alguns enganos proféticos, porém ressaltou a impressionante atualidade do pensamento do filosofo alemão do século XIX, em relação ao desenvolvimento tecnológico que estamos vivendo na atualidade.

A economista Leda Paulani, por seu turno, falou sobre a atualidade analítica de Marx em O Capital, sua principal obra e sua caracterização do rentismo e do desenvolvimento do capitalismo financeiro que vivenciamos na atualidade. A grande crise do sistema capitalista engendrada pelo desenvolvimento das tecnologias que faz com que tenha que se pensar na elaboração de políticas de renda mínima para que não haja um descarte imenso de pessoas substituídas pelas máquinas.

O evento foi promovido pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFGRS, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto Latino-americano de Estudos Avançados da UFRGS, pela Fundação Maurício Grabois – RS, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Instituto Goethe, Sociedade de Economia do RS, Sindicato dos Economistas do RS, Cebrapaz, DAECA-UFRGS e DCE-UFRGS.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s