PCdoB aumenta seu protagonismo nas redes sociais


Esta semana a equipe de Comunicação do PCdoB anunciou que atingiu a marca de 500 mil seguidores do PCdoB no Facebook. Mais do que um número redondo, este resultado mostra o acerto da estratégia do PCdoB em reforçar as ações nas redes sociais.

Uma pesquisa do Instituto DataSenado, divulgada em dezembro de 2019, aponta a influência crescente das redes sociais como fonte de informação para o eleitor, o que pode em parte explicar as escolhas dos cidadãos e cidadãs nas eleições de 2018. Segundo a pesquisa 45% dos entrevistados confirmaram ter decidido o voto levando em consideração informações divulgadas nas redes sociais.

O PCdoB ampliou sua audiência na principal plataforma de rede social em cerca de 101%, tendo a segunda página com mais seguidores entre os partidos de esquerda e a quarta maior página dentre os partidos brasileiros.

Para o secretário nacional de Comunicação do PCdoB, Adalberto Monteiro, estes números foram alcançados graças a decisão tomada pela direção nacional da legenda no sentido de priorizar a comunicação digital, em especial nas redes;

“O Brexit e a eleição de Trump já tinham mostrado como as redes sociais podem influenciar as disputas deste século. O Brasil foi a bola da vez em 2018 e nós decidimos investir tempo, talento e recursos para enfrentar esta nova frente de luta de ideias” destacou Monteiro.

Além do número de seguidores, a página do PCdoB ampliou também o número de pessoas alcançadas. Em 2018 foram 35 milhões de pessoas alcançadas pela página PCdoB65, em 2019 este número subiu para cerca de 55 milhões de pessoas, um patamar expressivo levando-se em conta ter sido um ano não eleitoral quando o interesse pelos partidos tem tradicionalmente uma queda.

A página do PCdoB no Facebook acompanhou o movimento de crescimento que o partido viveu em 2019, com o aumento de filiações e a incorporação do Partido Pátria Livre.

A Secretaria Nacional de Comunicação está trabalhando em outras plataformas de redes sociais e registrou um crescimento de 144% nos seguidores do canal oficial no Youtube e 84% no perfil oficial no Instagram.

Mas além do reforço na presença do partido nas plataformas, está em andamento o esforço que visa a criação de uma abrangente rede orgânica no Whatsapp.

A importância deste canal pode ser medida pelos números trazidos pela pesquisa Redes Sociais, Notícias Falsas e Privacidade na Internet, realizada pelo DataSenado em parceria com as Ouvidorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Segundo o estudo, 79% das pessoas entrevistadas disseram sempre utilizar esse aplicativo  para se informar.

Esse número é muito superior aos que indicaram que sempre recorrem à televisão (50%) e aos que sempre se informam pelo YouTube (49%).

O secretário de Comunicação destacou que o PCdoB tem investido em todas as redes para divulgar as ações e propostas do Partido e também para combater as fakenews, “nós trabalhamos com o primado da verdade, nestes tempos obscuros onde a extrema-direita age diuturnamente para fraudar a democracia, esta é também uma tarefa revolucionária” lembrou Monteiro.

Para ele a expansão nas redes deriva de um “planejamento alicerçado na nossa militância e que se rege pelo objetivo de se criar um Sistema Nacional de Comunicação que busca integrar todo trabalho realizado pelas organizações de nossa legenda e pelo conjunto de seus influenciadores digitais.”

Sublinhou que os êxitos alcançados são ainda muito modestos em face da grande dimensão que adquiriu a chamada guerra digital. “ Todavia, ao que parece, estamos no caminho certo, e nossa expansão apenas começou.”

 

Do Portal Vermelho

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.