Viva o aniversário de 80 anos de Anna Martins!


Nossa querida camarada Anna Martins, sem dúvida, jogou um importantíssimo papel na tarefa de ampla mobilização de massas contra a Ditadura Militar e em defesa dos direitos dos mais pobres moradores da periferia de São Paulo. É reconhecida pelo povo — não somente da Zona Leste, onde mora até hoje — como uma grande liderança popular e comprometida com a luta por democracia e por melhores condições de vida. Foi figura chave junto ao seu companheiro Tom e Ana Dias na organização e direção do Movimento do Custo de Vida, como era denominado o movimento de luta contra a carestia de vida da Zona Leste à zona sul da cidade de São Paulo.

O Movimento do Custo de Vida teve seu período áureo em 1978, ano em que foi organizado um abaixo–assinado que arrecadou cerca de 1 milhão e duzentas mil assinaturas. Ana Martins participou de inúmeros mutirões de coleta de assinaturas em toda a cidade e que teve suas seções estaduais coletando assinaturas em praticamente todos os Estados brasileiros. Grupos de estudantes , intelectuais e operários levaram as listas de coleta para as escolas e para as fábricas. O abaixo–assinado exigia o congelamento dos preços de primeira necessidade, aumento de salário para a recuperação de perdas e abono salarial de 30% imediato e sem desconto.

Esse Movimento chegou a reunir 5 mil pessoas no Colégio Arquidiocesano, na Vila Mariana, em 12 de março de 1978, e ao final foi as listas foram levadas por uma delegação até o Palácio do Planalto para entregá-lo ao presidente militar de plantão. Na porta do Planalto a delegação foi presa e impedida de protocolar as assinaturas. Mas essa atividade obteve ampla repercussão na imprensa e contribuiu para o processo de isolamento da Ditadura. Somente este Movimento já daria a Anna Martins os méritos de sua dedicação profunda ao povo. Mas Ana continuou sua luta e foi eleita vereadora em São Paulo — reeleita por mais dois mandatos, sendo em seguida eleita deputada Estadual pelo PCdoB — dedicando-se diuturnamente a servir os interesses da população mais pobre. Viva Anna Martins em seus 80 anos de vida!

Renato Rabelo Presidente da Fundação Maurício Grabois.

Um comentário

  1. Viva! Muito justa homenagem a admiravel companheira e camarada Ana Martins! Mulher dedicada a luta popular referencia e inspiraçao para todos nos!

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.