O Brics poderá passar a ser na prática uma alternativa competitiva para o atual sistema econômico da hegemonia norte-americana. E ainda mais, o Brics é capazes de tomar o seu lugar. Essas são algumas considerações manifestadas por Peter Koenig, um economista norte-americano e ex-funcionário do Banco Mundial.

Banco do Brics é o primeiro passo para desdolarizar a economia mundial
Na opinião do especialista, o Banco de Desenvolvimento instituído pelo Brics é o primeiro passo no sentido de desdolarizar o sistema econômico global.
“Efetivamente, já chegou a hora para que um novo sistema monetário e econômico substitua o atual Banco Mundial, que é uma espécie de casino gigante, um projeto de pilhagem com base no dólar, concebido por Wall Street… Este sistema está à beira de um abismo ainda mais profundo do que a depressão da década dos 1930”, afirma Koenig, seguro de que seis bancos norte-americanos controlam no presente momento dois terços de todos os ativos bancários mundiais (em 2008, pouco mais de 40%).
Fonte: Voz da Rússia

Republicou isso em A Estrada Vai Além Do Que Se Vê.
CurtirCurtir
vão sonhando…os EUA continuarão sendo a nação mais poderosa e influente…qualquer pessoa que more num dos Brics adoraria simplesmente pegar o primeiro airplane e ir morar nos EUA. Isso por que nenhum daqueles brics é confiável como sociedade.
CurtirCurtir
Eu não, Damásio. E podes escrever: dentro de pouquíssimo tempo, seremos o bloco econômico maior do mundo. Mas quem for subserviente, quem não estiver satisfeito, é claro, sempre é livre para se mudar para os EE UU. As pessoas que conseguem ver um pouquinho mais à frente que os outros, sabe que a China já ultrapassou há muito os EE UU. Mas a notícia não sai na revista Veja.
CurtirCurtir