Renildo Calheiros volta para o seu quinto mandato na Câmara


Com 59.686 votos, Renildo Calheiros (PE) é reeleito para a Câmara dos Deputados e exercerá seu quinto mandato representado o povo de Pernambuco. O parlamentar já havia exercido outros três mandatos, tendo sido eleito em 1990, 2002 e 2006. Em seu retorno ao Parlamento, Renildo representou um importante reforço à bancada comunista na luta em defesa da democracia.

Líder da Bancada do PCdoB desde fevereiro de 2021, o deputado coordenou as articulações que resultaram na aprovação da lei que instituiu as Federações Partidárias – inovação legislativa inaugurada nas eleições deste ano.

A federação é um modelo que prevê a união de dois ou mais partidos, que atuam em conjunto por no mínimo quatro anos posteriores às eleições.

Nos mandatos anteriores a 2018, Renildo exerceu a vice-liderança do governo Lula durante quatro anos. Foi líder da Bancada comunista três vezes e assumiu, em 2008, a liderança de um bloco com mais de 70 deputados (PCdoB, PSB, PDT, PMN e PRB).

Foi considerado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) um dos políticos mais atuantes do Congresso Nacional à época.

Em 2008, se licenciou do mandato de deputado federal para assumir, em 2009, a Prefeitura Municipal de Olinda. Nas eleições de 2012, foi reeleito no primeiro turno, com 50,45% dos votos válidos.

Importante liderança política comunista, Renildo se filiou à legenda em 1979. De 1984 a 1986, foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), sendo assim o primeiro presidente legal da entidade estudantil, onde atuou com destaque nas campanhas das Diretas Já.

O deputado nas redes sociais:

Facebook: /renildoolinda/
Instagram: renildocalheiros
Twitter: @renildo

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados

Publicidade

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.