Manuela vence em todos os cenários de 2º turno, indica pesquisa Methodus


Pesquisa realizado pelo Instituto Methodus e divulgada nesta sexta-feira (23) pelo jornal Correio do Povo aponta que Manuela D’Ávila (PCdoB) lidera a corrida, com 24,9% das intenções de voto. Ela é seguida por José Fortunati (PTB), com 14,2%, Sebastião Melo (MDB), com 10,5%, Nelson Marchezan Jr (PSDB), com 9,5%, Juliana Brizola (PDT), com 4,8%, Fernanda Melchionna (PSol), com 2,1%, João Derly (Republicanos), com 1,8%, Gustavo Paim (PP), com 1,4%, e Valter Nagelstein (PSD). Júlio Flores (PSTU), Rodrigo Maroni (Pros), Montserrat Martins (PV) e Luiz Delvair (PCO)* não chegaram a 1% de intenção de votos. Segundo a pesquisa, 13,2% dos entrevistados disseram que não sabem em quem vão votar e 15,8% afirmam que irão votar em branco ou nulo.

A pesquisa Methodus ouviu 800 pessoas entre os dias 15 e 28 de outubro e foi registrada no TRE com o número RS – 05480/2020. O levantamento tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para cima ou para baixo, e intervalo de confiança de 95%.

Em relação ao levantamento anterior do Instituto Methodus, divulgado no dia 9 de setembro, Manuela oscilou positivamente dentro da margem de erro, de 22,2% para os 24,9% na nova pesquisa. Fortunati e Marchezan também oscilaram positivamente, pois tinham, respectivamente, 12,9% e 6,5% de intenção de votos. Já Melo oscilou negativamente, uma vez que havia registrado 12,6% de intenção de votos há duas semanas. Os demais candidatos se mantiveram praticamente estáveis.

Já no cenário espontâneo, quando não é apresentada a lista de candidatos ao entrevistado, Manuela tem 15,1%, Fortunati tem 8,7%, Melo tem 8,5%, Marchezan tem 5%, Juliana tem 2,1% e Melchionna tem 1,4%. Os demais candidatos não chegam a 1%. Neste cenário, 46,2% dos entrevistados disseram não saber em quem vão votar.

Segundo turno
A principal novidade deste levantamento em relação ao anterior é que ele trouxe três cenários de segundo turno. Nos três, Manuela D’Ávila aparece na liderança. Contra o ex-prefeito Fortunati, ela tem 39,9% de intenções de votos, ele tem 31,4%, brancos e nulos somam 22,3% e 6,4% disseram não saber.

No segundo cenário estimulado, Manuela trm 41,7%, Sebastião Melo tem 30,4%, brancos e nulos somam 20,1% e 7,8% disseram não saber. No terceiro cenário, Manuela tem 41,9%, Nelson Marchezan tem 23,8%, brancos e nulos somam 27,3% e 7% disseram não saber.

Confira mais resultados da pesquisa.

*Luiz Delvair teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE-RS, mas ainda estava na disputa quando o levantamento foi iniciado.

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.